pessoas que cá cirandaram :

Contador de acesso

"os animais são meus irmãos e eu não como meus irmãos". (George B Shaw).

Número de animais mortos para carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Isto não inclui os bilhões de peixes e outros animais aquáticos mortos anualmente, pois o número é imensurável.

Baseado nas estatísticas de 2007 da FAO (Food and Agriculture Organization) Global Livestock Production and Health Atlas.

Coloque este contador em sua página »

Magias da Culinária...

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

CHUTNEY DE MELANCIA.


INGREDIENTES: 2 cumbucas de melancia madura picada em cubinhos, 1 pitada de sal, 3 paus de canela bem fininhos e pequeninos, 3 colheres de (sopa) de gengibre em pó, 3 colheres de (sopa) bem cheias de fermentado acético vinho tinto, 3 colheres de (sopa) de açúcar demerara, 5 colheres de (sopa) de melado de cana,  3 flores de aniz estrelado, 2 cravos e 2 colheres de (sopa) de Ghi ou manteiga.

MODO DE FAZER: Derreta o Ghi e acrescente o gengibre. Apure rapidamente. Acrescente os demais ingredientes e deixe apurar em fogo brando. Por último, a pitada de sal.

Bom apetite!

CHUTNEY DE MANGA.


 Chutney é um condimento agridoce e picante, originário da Índia. É ideal para acompanhar chapati, pão sírio ou até mesmo torradas. Super fácil de fazer e ótimo para uma tarde de sábado com visitas em casa.
INGREDIENTES: 2 colheres de (sopa) de Ghi {manteiga indiana} ou manteiga comum, 1/2 cebola pequena em cubinhos,  3 mangas maduras, 2 colheres de (café) de gengibre em pó, 4 colheres de (sopa) de açúcar demerara, 3 colheres de (sopa) de melado de cana, 2 raspas de noz moscada, 1 pimenta dedo de moça fresca, 2 colheres de (sopa) de fermentado acético vinho tinto e 1 pitada de sal.

MODO DE FAZER: Aqueça o Ghi ou manteiga. Acrescente o gengibre e a cebola (opcional). Apure. Por fim, acrescente os demais ingredientes e deixe apurar em fogo brando. Quando estiver em ponto de purê, apague o fogo e espere esfriar. Em seguida, leve para gelar e aguarde pelo menos uma semana para consumir (se você conseguir!).

ACOMPANHAMENTOS: Pães ázimo, sírio, italiano, Dokla,  queijos, etc.

domingo, 3 de julho de 2011

DOCINHO DE LEITE CONDENSADO COM NOZES.

Este docinho é super prático.
Feito para aqueles momentos em que você tem vontade de comer um "docinho" mas não sabe qual é.

Ingredientes: 1/4 de leite condensado, 100 gramas de nozes trituradas,  100 gramas de leite em pó e cobertura de chocolate.
Modo de Fazer: Apure em banho-maria o leite condensado até ficar no ponto desejado. Eu gosto bem amarelinho. Retire do fogo e acrescente as nozes e o leite em pó. Unte a mão com margarina e vá enrolando as bolinhas. Finalize mergulhando-as na calda de chocolate quente. Leve à geladeira por 30 minutos.




Huuuuuuuuuuuuummmm!
Precisa dizer mais?!!!
:)




PANQUECA COM COALHADA FRESCA NATURAL.

*inspirada em receita publicada pela Revista Casa e Comida nº 05/2010.


INGREDIENTES:
Massa: 3 claras de ovo, 3 colheres de (sopa) de azeite extravirgem, 1 pote de coalhada fresca natural (200 gr.) e 1 xícara de (chá) farinha de trigo.
Recheio: Utilize o de sua preferência. Optei pelo de muzzarela com parmesão e queijo gorgonzola com muzzarela e salsinha.
Molho: 1 lata de tomates pelados, 1/2 cebola picada em cubinhos, 1/2 ramo de manjericão, 5 colheres de (sopa) de azeite extravirgem, 1 colher de (sopa) de maizena, sal e açúcar à gosto.

MODO DE FAZER:
Massa: Bata todos os ingredientes e reserve por 10 minutos. Unte com um fio de azeite uma frigideira antiaderente e retire o excesso com um guardanapo. Em fogo brando, adicione 2 colheres grandes de massa e vá girando a frigideira até que todo o fundo esteja coberto. Quando começar a dourar a ponta da massa, vire-a utilizando uma espátula e vá dourando-a aos poucos até alcançar o ponto desejado.
Recheio: Utilize o de sua preferência. Optei pelo de muzzarela com parmesão e queijo gorgonzola com muzzarela e salsinha.
Molho: Aqueça o azeite, acrescente o sal e doure a cebola e o manjericão picadinhos. Despeje o conteúdo da lata e amasse os tomates que estiverem inteiros. Deixe apurar uma colher de (sopa) de açúcar. Por último, dissolva a maizena em água e acrescente ao molho, mexendo sempre até alcançar a textura desejada.


MONTANDO A PANQUECA: Despeje uma concha de molho no fundo da forma, enrole a panqueca com o recheio e cubra-a com o restante do molho. Leve ao forno pré-aquecido, em fogo médio-alto por aproximadamente 20 à 30 minutos.

Esta massa ficou super macia!
Bom apetite!



quarta-feira, 29 de junho de 2011

BOLINHO CAIPIRA "Vegetariano" - Margarida Dias Almeida.

Este bolinho foi bolado em homenagem ao aniversário de 65 anos de minha mãezinha Margarida.
Parabéns, querida mãezinha, você é minha RAINHA!
Te amamos!


Ingredientes:
Massa
250 gramas de farinha de milho amarela
700 ml de água
2 tabletes de caldo de legumes
4 colheres de sopa de azeite (ou óleo)
2 colheres de sopa de farinha de mandioca
1 maço de cheiro verde

Recheio
Acrescentar o recheio de sua preferência


 
Modo de preparar:
Massa
Ferva os caldos de legumes em uma vasilha e reserve. Noutra vasilha, junte as farinhas, o cheiro verd e misture-as com as mãos ou utilize uma colher grande de pau de bater massa(tipo japonesa).  Utilize a água fervida com os legumes e vá acrescentando à massa até desmanchar todos os grumos e até que fique em ponto de enrolar. Adicione o óleo e misture bem até obter uma massa macia, lisa e homogênea (tipo uma polenta).

Montando os bolinhos
Tenha por perto um copo com água para molhar a palma da mão sempre que a massa começar a grudar e para hidratá-la.
Utilizando uma colher, separe um tanto de massa na palma da mão, faça um furo no meio e preencha com o recheio. Feche o furo, moldando com a mesma massa.
Leve a fritar em óleo fervendo.

  
Hummmmmm.... 
É simples!
É saboroso!
Tem gostinho de comidinha de Mãe!!
:)

 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

LASANHA (artesanal) de BERINGELA.

INGREDIENTES:
Massa: 2 copos de farinha de trigo, 2 colheres de (sopa) manteiga, 2 ovos, 1 colher de (sopa) azeite [opcional] e sal a gosto.
Recheio: 1 beringela grande, 3 dentes de alho, 1 colher de (sopa) de manteiga ou azeite, 1/2 ramos de salsinha e sal.

MODO DE FAZER:
Massa: Peneire a farinha e adicone a manteiga. Amasse bem. Adicione os ovos um a um, o azeite, e por último o sal. Misture bem e faça uma grande bola com a massa. Enfarinhe uma pedra de mármore com trigo e com o auxílio de um rolo de cozinha, abra a massa e corte tiras de acordo com o tamanho de sua assadeira.

Recheio:  Corte as beringelas em fatias finas e leve a cozinhar em água fervente. Soque  os alhos e a salsinha, e despeje-as sobre a manteiga derretida, por partes. Assim que fritarem, adicone as fatias de beringela uma a uma. Reserve.

MONTANDO A LASANHA: Disponha uma camada de massa, uma de beringela, queijo muzzarela e o molho vermelho.


Hummm...
Valeu a pena todo o cuidado e atenção no preparo da massa caseira...
Fica leve... sem conservantes... fresca...
Um carinho que merecemos receber!
Bom Apetite!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cup Cake de Baunilha com Cobertura de Nozes e Castanhas.

Ingredientes: 1 ½  copo de farinha de trigo, ½ copo de amido de milho, 2 copos de açúcar, 1 copo de leite, 1 colher (sopa) de fermento em pó,  ½ caixinha de creme de leite, 100 gr. de chocolate meio amargo picado em cubinhos, 3 ovos  e 2 colheres (sopa) de manteiga [levemente derretida].
Modo de Fazer: Peneire a farinha de trigo, a maizena e reserve. Noutra tigela, peneire o açúcar e acrescente as gemas e a manteiga derretida (misture bem). Despeje esta mistura na farinha de trigo e maisena. Acrescente o leite, os pedaços de chocolate e o fermento. Por último, despeje as claras batidas em neve.
Montagem: Preencha cada forminha  com forminhas de papel para cup cake ou empadão. Despeje 2/3 das forminhas, deixando espaço para que possam crescer e não derramem. Após 20 minutos em fogo médio ou médio/baixo, retire e deixe esfriar. Leve à geladeira por 20 minutos antes de começar a decorá-los. Optei pela cobertura de chocolate trufado com nozes e castanhas, salpicado com bolinhas coloridas.

Fica uma delícia!
É delicado!
É tentador!
Em breve, postarei fotos!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

OVOS ARTESANAIS.

     Não há prazer maior do que confeccionar seu Ovo de Páscoa a não ser o prazer do Ovo de Páscoa confeccionado pela sua irmã e sobrinha!....rsrs! 
    Ganhei Ovos deliciosos confeccionados por elas e como há muito tempo estava ensaiando para confeccionar meus próprios Ovos, me senti estimulada, finalmente, a fazê-lo.
     Cada pincelada se transforma em uma meditação e o tema Ressurreição vem à baila. A medida que o aroma do Cacau preenche a minha cozinha me esqueço de todas as tensões, frustrações e batalhas desta vida, e me entrego aos meus melhores pensamentos. Cada pincelada me faz lembrar das pessoas amadas que irão saborear este chocolate, penso em como estou me relacionando com elas, me emociono ao lembrar de seus sorrisos...
     Enfim, é mais gostoso fazer seu próprio Ovo...É uma viagem deliciosa... É se permitir sentir, ainda que de relance, o Renascimento...
     Meu coração, com certeza, é artesanal!
     Apreciem com amor! 

 Derretendo o chocolate em banho-Maria...
hummmm...
Adicionando nozes, castanhas e creme de leite para trufar o chocolate...


Pincelando as formas...



Ah, não deu tempo de tirar fotos dos Ovos finalizados e enfeitados porque logo logo foram distribuídos...
rsrs!!!


FELIX PÁSCOA!





terça-feira, 5 de abril de 2011

QUERERES (apenas um estado de espírito).

 O Quereres

Composição : Caetano Veloso

Onde queres revólver, sou coqueiro
E onde queres dinheiro, sou paixão
Onde queres descanso, sou desejo
E onde sou só desejo, queres não
E onde não queres nada, nada falta
E onde voas bem alto, eu sou o chão
E onde pisas o chão, minha alma salta
E ganha liberdade na amplidão
Onde queres família, sou maluco
E onde queres romântico, burguês
Onde queres Leblon, sou Pernambuco
E onde queres eunuco, garanhão
Onde queres o sim e o não, talvez
E onde vês, eu não vislumbro razão
Onde o queres o lobo, eu sou o irmão
E onde queres cowboy, eu sou chinês
Ah! Bruta flor do querer
Ah! Bruta flor, bruta flor
Onde queres o ato, eu sou o espírito
E onde queres ternura, eu sou tesão
Onde queres o livre, decassílabo
E onde buscas o anjo, sou mulher
Onde queres prazer, sou o que dói
E onde queres tortura, mansidão
Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido, sou herói
Eu queria querer-te amar o amor
Construir-nos dulcíssima prisão
Encontrar a mais justa adequação
Tudo métrica e rima e nunca dor
Mas a vida é real e é de viés
E vê só que cilada o amor me armou
Eu te quero (e não queres) como sou
Não te quero (e não queres) como és
Ah! Bruta flor do querer
Ah! Bruta flor, bruta flor
Onde queres comício, flipper-vídeo
E onde queres romance, rock?n roll
Onde queres a lua, eu sou o sol
E onde a pura natura, o inseticídio
Onde queres mistério, eu sou a luz
E onde queres um canto, o mundo inteiro
Onde queres quaresma, fevereiro
E onde queres coqueiro, eu sou obus
O quereres e o estares sempre a fim
Do que em ti é em mim tão desigual
Faz-me querer-te bem, querer-te mal
Bem a ti, mal ao quereres assim
Infinitivamente impessoal
E eu querendo querer-te sem ter fim
E, querendo-te, aprender o total
Do querer que há, e do que não há em mim

terça-feira, 29 de março de 2011

Cheese Cake Baby.


INGREDIENTES
Massa: 2 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga e açúcar a gosto.
Recheio: 1 lata de leite condensado, 2 caixinhas de creme de leite, 200 gr. de queijo fresco (picado em cubinhos), 100 gr. de queijo parmesão ralado, 1 colher de (sopa) de amido de milho e suco de 1/4 de limão.
Geléia: mamão (ou outra fruta de sua preferência), açúcar, mel e suco de meio limão ou de laranja.

MODO DE FAZER
Massa: Misture todos os ingredientes até se formar uma farofa úmida.
Recheio: Numa panela, despeje1 lata de leite condensado, 2 caixinhas de creme de leite, 200 gr. de queijo fresco (picado em cubinhos), 100 gr. de queijo parmesão ralado e por último, 1 colher de (sopa) de amido de milho dissolvida em meio copo de água. Quando estiver endurecendo, desligue o fogo e deixe esfriar em uma forma coberta com filme plástico (para não formar nata).
Geléia: Corte o mamão em cubinho e leve a derreter com o  açúcar, mel e suco de meio limão ou de laranja.

MONTAGEM
Forre a forma com a farofa e amasse bem até distribuí-la de maneira UNIFORME. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos em temperatura "baixa". Retire e despeje o recheio por cima da farofa. Leve novamente ao forno por 20 minutos em temperatura "médio-baixa" ou até que esteja assado. Se desejar, retire antes e obtenha um recheio mais cremoso. Em seguida, retire e deixe amornar. Quando esfriar a geléia de mamão, despeje-a por cima do recheio e leve-a à geladeira.

Hummmm!
Delícia!
Na medida certa!!!