"Faça dos alimentos o seu remédio e do remédio os seus alimentos".
Hipócrates
As ciências da Nutrição e a Trofologia são diferentes. Enquanto a primeira se preocupa com a análise química e calórica dos elementos que compõem os alimentos, a segunda avalia a qualidade dos alimentos através de sua força vital.
Em conseqüência disso, a Trofologia compreende que os alimentos naturais, integrais e orgânicos (cultivados livre de adubos sintéticos e agrotóxicos), contêm todos os nutrientes e elementos biológicos que são necessários para a manutenção da vida.
A visão higienista e o ritmo de vida estabelecido, fazem com que cada vez mais as pessoas optem por alimentos práticos e os ditos "longa vida", porém, esse tipo de alimento é pobre em vitalidade e rico em conservantes e outras substâncias químicas sintéticas prejudiciais à saúde.
O que a trofoterapia propõe é também a consideração dos conceitos sociais e ambientais que envolvem a produção e o consumo dos alimentos.
Como e quando surgiu:
Desde a medicina de Hipócrates, já se concebe que o alimento possui papel decisivo no estado de saúde do organismo e o mesmo pode ser utilizado de forma medicinal: “Que o teu alimento seja o teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento” (Hipócrates).
Nenhum comentário:
Postar um comentário