Não há nada mais cansativo e belo que ser adepto do movimento Slow food!!!srsrrs!
Fazer o ravióli (artesanalmente) cansa, cansa, mas dá prazer incalculável!
Experimentem esta sensação e quando dominarem a técnica, se necessário, invistam em um maquinário eficiente!!!
INGREDIENTES:
Massa: 300 gr. de farinha de trigo, 3 ovos (galinha caipira) e 1 colher (rasa) de sal (marinho).
Molho de tomate com beringela: 2 latas de tomates italianos, 1 cebola (média) picada em cubinhos, 1/2 beringela, 2 dentes de alho, 3 colheres (sopa) de manteiga, ervas (manjericão, tomilho, orégano, cheiro verde, cardomomo, etc.), azeite extra-virgem, noz moscada e sal a gosto.
MODO DE PREPARO:
Massa: (Reza a regra que se faça um montinho de trigo e vá acrescentando os ovos e o sal, eu, como não tenho ainda espaço apropriado para tal feitura, me atiro a criar alternativas mais simples). Acrescente a farinha e vá adicionando os ovos, um a um, com delicadeza, misturando tudo com as mãos. Por último, dê uma pitada de sal e misture bem. Deixe descansar por aproximadamente 30 minutos sobre tábua enfarinhada e coberta com um pano úmido. Após, corte a massa em quatro partes, abra-a com um rolo, deixando-a bem fininha e corte-a no tamanho e formato desejado. Recheie os raviólis com a carne de soja ou com seu recheio preferido. Eu, preferi o recheio de carne de soja com champignon e azeitonas).
Molho de tomate com beringela: Em um liquidificador, bata os tomates e a beringela. Reserve. Aqueça a manteiga e o azeite. Em seguida, doure a cebola e acrescente as ervas (o manjericão deve ser batido em pilão junto com o alho. Acrescente os tomates e a beringela quando o cheiro das ervas estiver "inebriante" e adicione 2 copos d'água. Deixe apurar até alcançar a consistência desejada. Desligue o fogo, acrescente mais manjericão, abafe a panela e sirva.
Dica: Para cada 100 gr. de farinha de trigo, utilize 1 ovo.
Saborear um ravióli, ainda que quadradinho, feito pelas próprias mãos...
hummmmmm, não tem preço!!
Sintam este prazer, ouvindo um bom Jazz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário